
O Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, profere hoje, às 19 horas, uma comunicação à nação no âmbito da Situação de Calamidade Pública.
De acordo com um comunicado da Presidência da República a comunicação estará virada para a o estágio actual da pandemia da Covid-19 no país.
No ultimo Sábado, o Ministério de Saúde reportou em comunicado de imprensa que pelo menos um óbito e 25 pessoas contaminadas é o saldo causado pela Covid-19 nas últimas 24 horas, elevando para 1.928, o número de mortes por esta pandemia.
Trata-se de um paciente do sexo feminino, de 44 anos de idade e de nacionalidade moçambicana, cujo óbito foi declarado esta sexta-feira (22).
A o comunicado indica que dos novos casos hoje reportados 24 são de nacionalidade moçambicana
e um estrangeiro, sendo 16 do sexo feminino, o que corresponde a 64 por cento e nove do sexo masculino, o que equivale a 36 por cento. ” Todos os novos casos resultam de transmissão local”, lê-se no documento.
A cidade de Maputo registou 13 casos, correspondendo a 52 por cento do total dos casos novos hoje reportados em todo o país e uma taxa de positividade de 2,1 por cento, seguida pelas províncias de Cabo Delgado e Gaza com quatro casos cada, o equivalente a 10 por cento do total de casos registados e taxas de positividade de 12,5 por cento e
4,1 por cento, respectivamente.
A nível nacional, a Taxa de Positividade nas últimas 24h foi de 2,1 por cento , enquanto que a Taxa de Positividade Acumulada é de 16,2 por cento.
Assim, país tem cumulativamente 151.220 casos positivos registados, dos quais 150.851 casos são de transmissão local e 369 são casos importados.
No mesmo período foram registados três novos internamentos e uma alta hospitalar. Até o momento, o país tem um cumulativo de 7.014 pacientes internados, dos quais 10 estão actualmente nos Centros de Internamento de COVID-19 e em outras Unidades Hospitalares sendo que 50 por cento destes pacientes encontra-se na Cidade de Maputo.
O MISAU destaca ainda a recuperação de dois indivíduos. Ambos indivíduos são moçambicanos.
Assim, o país tem um cumulativo de 148.645 (98,3 por cento) indivíduos previamente infectados pelo novo coronavírus que estão totalmente recuperados da doença.
Neste momento, o país tem 643 casos activos e 1.928 óbitos devido à COVID-19.
(AIM)
AMQ/JSA