O Ministério moçambicano da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH) tem disponíveis (para o próximo ano lectivo -2022) 1.324.376 vagas para novos ingressos da 1.ª classe. O número representa uma ligeira redução na oferta, comparativamente ao presente ano lectivo, em que mais de 1.5 milhão de crianças foram inscritas.
A porta-voz do MINEDH, Gina Guibunda, explica que a aparente redução no número de vagas tem em conta os dados fornecidos pelo sector de Estatísticas, mas que poderá ser ultrapassado devido a questões estruturais.

“Sabemos que tivemos crianças deslocadas ou afectadas por outros fenómenos sociais e estas tiveram que desistir da primeira classe e que poderão ser matriculadas para o ano, mesmo com sete anos de idade”, disse Guibunda.
Esta é a primeira vez, desde a aprovação da Lei do Sistema Nacional da Educação, que o sector da Educação vai cumprir com a obrigatoriedade de matricular apenas crianças que completam seis anos até 30 de Junho.
Guibunda recordou que as matrículas para este subsistema de ensino são gratuitas e apelou a todos os estabelecimentos de ensino a cumprir com este pressuposto.
Revelou que as aulas para o ano lectivo 2022 terão início em Fevereiro, o que será antecedido da cerimónia de abertura na última semana de Janeiro.
Para os novos ingressos, as matrículas iniciaram a 1 de Outubro, num processo que vai se prolongar até 31 de Dezembro.
(AIM)
Tel/JSA