ADIN: Armindo Ngunga Defende Aposta no Ensino técnico Profissional

O Presidente da Agência para o Desenvolvimento Integrado do Norte (ADIN) de Moçambique, Armindo Ngunga, defende que a sua instituição manifesta interesse no novo paradigma do ensino técnico profissional, tendo em conta a prevista transformação de institutos. Assim, a ADIN aposta no ensino técnico profissional médio em Centros de Referência de Educação Profissional. Em entrevista à AIM,

Ngunga detalhou que o interesse deriva do facto de a aposta da Agência centrar-se na formação de jovens da sua área de abrangência que são as províncias de Cabo Delgado, Niassa e Nampula.

O programa de transformação de seis institutos técnicos médios em Centros de Referência de Educação Profissional foi lançado na cidade de Nampula, norte de Moçambique, a 06 do mês em curso pelo Presidente da República, Filipe Nyusi. “Nós temos muito interesse na formação profissional média dos jovens porque é uma das nossas preocupações vê-los ocupados e a trabalharem. Se a nossa missão é impulsionar o desenvolvimento na região norte, esse não pode ser feito sem pessoas qualificadas, sem capital humano”, explicou.

Actualmente, segundo a fonte, a ADIN está focada em gerir o assunto de deslocados internos. “A ADIN está a fazer muita coisa, mas tem as condicionantes provocadas pelo terrorismo. Estamos a gerir o assunto do dia que são os deslocados. Já se observa um movimento de regresso às zonas de origem, então sobre o assunto as pessoas devem ser devidamente informadas, pois são passos rumo ao desenvolvimento”, adiantou. Ngunga disse que a ADIN está preocupada com a situação em Cabo Delgado.

“De forma muito específica, embora a região toda no interesse, Cabo Delgado é o nosso foco neste momento por causa da situação em que se encontra, mas estamos a criar condições para que dentro em breve possamos estar em força em toda a região norte”, anotou. A fonte informou que a ADIN lançou, a 01 de Setembro corrente, uma página ‘web’ para aumentar a visibilidade da organização em Moçambique e, em todo o mundo, além de manter uma parceria com alguns órgãos de comunicação social para que também espalhem informação relevante sobre a mesma.

(AIM)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *