Selecção moçambicana de Futebol

A selecção moçambicana de Futebol estreia-se hoje (07), no Estadio Isaac Wolfson, em Port Elizabeth, África do Sul, frente ao Zimbabwe, em desafio inaugural do Grupo “B” referente à 20.ª edição do  Torneio da COSAFA.

O desafio está marcado para às 12.00 horas seguido do embate entre as formações do Senegal e Namíbia, também do grupo de Moçambique.

Com a retirada à última da hora de Madagáscar e as Ilhas Comores, a organização foi obrigada a operar mudanças no formato da competição, que passará a ter dois grupos de cinco equipas cada, contrariamente ao anterior de três com quatro selecções. Por outro lado, ao invés de efectuar  três jogos, os “Mambas” terão pela frente quatro embates e apenas um dia de descanso.

Com este volte-face, o seleccionador nacional, Horácio Gonçalves, foi obrigado a consciencializar os jogadores em relação ao sucedido, no treino de ontem, num dos anexos do majestoso Estádio Nelson Mandela Bay, de preparação do jogo de hoje.

“Sabemos que atravessamos um momento difícil dada as circunstâncias em que nos encontrámos e isso nos obriga a estarmos preparados para tudo e, acima de tudo, arranjar soluções. É evidente que esta notícia afecta a todos… mas temos que pensar de forma positiva e encarar isto com naturalidade e responder de forma afirmativa. Esperávamos realizar dois treinos o que não aconteceu”, lamentou Gonçalves .

De acordo com o novo sorteio, Moçambique passa a fazer parte do Grupo “B”, juntamente Zimbabwe, Senegal, Namíbia e Malawi.

No Grupo“A” passam a fazer parte a Zâmbia, Lesotho, Eswatini, África do Sul e Botswana. Os dois primeiros classificados de cada grupo transitam para as meias-finais.

(AIM)

Not/JSA