Atlas Novo Milênio - Moçambique/Mozambique: Tete
Provincia de Tete, Moçambique

O Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, faz hoje em Nyamawabue, vila sede do distrito de Mutarara, na província central de Tete, o lançamento da obra de reconstrução do Ramal ferroviário Dona Ana/ Vila Nova da Fronteira, junto à República do Malawi num troço de cerca de 45 quilómetros, avaliada em 30 milhões de dólares norte americanos (cerca 1.8 mil milhões de meticais).

Neste momento, o grau de execução da obra cujo término está previsto Setembro próximo está em 17 porcento. Assim, decorre o desmatamento e limpeza da plataforma, levantamentos topográficos e piquetagem da via, desmantelamento da linha existente e a regularização mecanizada da plataforma da linha em serviço. Ainda está em execução, o assentamento da nova linha, construção e reabilitação dos aquedutos e pontões.

Os dados foram revelados pelo PCA da empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique, Miguel Matabel, falando ao Notícias à margem da cerimónia que muito brevemente vai iniciar oficialmente. De acordo com a fonte, decorrem ainda os trabalhos de ataque mecânico pesado, soldadura de carris, construção de linhas de cruzamento com 750 metros, construção e reabilitação de infraestruturas civis.

De salientar que nas diversas frentes de trabalho da obra de reconstrução do Ramal ferroviário Dona Ana/Vila Nova da Fronteira, estão envolvidos 191 operários todos nacionais dos quais 140 contratados localmente.

(AIM)

J.Notícias/JSA