Presidente Filipe Nyusi, no Lancamento da primeira pedra

O Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, lançou, hoje, a primeira pedra para a reconstrução da linha férrea que liga Dona Ana, província central moçambicana de Tete à vizinha República do Malawi.

Trata-se de uma infra-estrutura paralisada desde Setembro de 1986, devido ao conflito armado. Segundo o Presidente da Republica, a linha férrea vai dinamizar o desenvolvimento do sector económico e social de Moçambique e da região da SADC.

“Com esta ligação ferroviária, materializa-se o desejo de Moçambique e Malawi de melhorar a logística de importações e exportações entre os dois países e com o resto da região”, explicou Filipe Nyusi.

“Esperamos assim responder as preocupações das populações e dos agentes económicos, através da redução dos custos de transporte de pessoas e bens e da promoção do desenvolvimento ao longo do corredor e da região do Interland”, acrescentou.

O projecto prevê a criação de mais de 150 novos postos de emprego para cidadãos nacionais, bem como a construção de uma escola de formação técnico profissional.

(AIM)

OP/JSA