Comissão Política da FRELIMO reúne em 55ª Sessão Ordinária

Sob a Direcção do Presidente do Partido, Filipe Jacinto Nyusi, a 59ª Sessão Ordinária da Comissão Política do Partido FRELIMO, no poder em Moçambique, reunida Quarta-feira (05), na sua Sede Nacional em Maputo, decidiu, entre outros pontos, convocar IV Sessão Ordinária do Comité Central para os dias 22 e 23 de Maio corrente, a ter lugar na Escola Central do Partido, cidade da Matola, província de Maputo

Segundo indica um Comunicado da Comissão Política, a 59ª Sessão Ordinária da Comissão Política, tinha em vista analisar a actual situação política, económica e sócio-cultural do País.

No mesmo Comunicado, a Comissão Política enaltece o empenho do Governo, na tomada de medidas enérgicas para que Moçambique continue a gozar o ambiente de harmonia, estabilidade política, social e económica. Regozija-se, igualmente, pela prontidão das Forças de Defesa e Segurança que operam no teatro operacional norte, em especial, que de forma patriótica tem estado a defender o País, a população e a nossa soberania.

Nesse sentido, a Comissão Política da Frelimo exorta a todos os segmentos da sociedade a continuarem a exercer o seu papel na consolidação da paz, unidade nacional e concórdia no nosso País, intensificando o movimento de solidariedade, na busca de soluções para o alívio do sofrimento dos concidadãos que vivem o drama do terrorismo.

Num outro desenvolvimento, o comunicado refere que a Comissão Política da Frelimo foi informada sobre a acção do Governo da FRELIMO, da Sociedade em volta do desafio da Covid-19 que, Moçambique e o Mundo enfrentam e congratula os esforços desencadeados pelas autoridades de saúde na busca de mecanismos visando conter a propagação do vírus, cujos resultados se reflectem na redução do número de casos, internamentos hospitalares, óbitos e ainda no declínio da taxa de positividade média nacional.

A Comissão Política reconhece, ainda segundo o seu comunicado, que o progresso que o País alcançou no controlo da Covid-19 é uma conquista resultante do esforço e sacrifício colectivo dos moçambicanos. Contudo, reitera o apelo às populações para manter a observância das medidas de prevenção e combate à Pandemia Global.

A Comissão Política foi informada sobre as dinâmicas do funcionamento dos órgãos do Partido, tendo em conta os compromissos eleitorais assumidos no pleito de 2019 e avaliou com satisfação o trabalho realizado pelos Membros da Comissão Política e do Secretariado do Comité Central, nas províncias e considera que apesar das adversidades que o País vive, há sinais encorajadores de Progresso, nos pontos visitados e no País, em geral.

Quanto à IV Sessão Ordinária do Comité Central da Frelimo, para os dias 22 e 23 de Maio de 2021, a fonte refere que dentre vários aspectos de interesse nacional, vai analisar a situação de segurança no norte e centro do país, o Programa do Partido para o ano 2021 e o Balanço das Eleições Gerais, Legislativas e das Assembleias Provinciais.

Na sessão da Comissão Política, a fonte vinca que a Frelimo saúda o desempenho da Bancada Parlamentar, durante a III Sessão Ordinária na Assembleia da República, pela postura de Estado exercida durante os trabalhos, ao fazer prevalecer, na magna casa do Povo, os supremos interesses da Nação moçambicana.

Saudou igualmente, o Presidente do Partido, Filipe Jacinto Nyusi, uma série de acções, nomeadamente pelo encontro que manteve com o seu homólogo da República do Rwanda, Paul Kagame, que reforça os laços de amizade e cooperação entre as duas nações; lançamento da primeira pedra do edifício do tribunal judicial distrital do Infulene, acto inserido na implementação da Iniciativa Presidencial ” Um Distrito, Um Edifício Condigno para o Tribunal, que visa municiar os distritos do País de edifícios dignos para o seu funcionamento.

Outras acções incluem a inauguração, em Malema, Província de Nampula da primeira unidade industrial de processamento de Farinha de Milho, financiada pelo Programa SUSTENTA e ainda pela interacção com os associados de um campo de produção de Soja, integrado no programa Pequeno Agricultor Comercial e Emergente.

‘’Participação na Conferência Virtual dos Chefes de Estado e de Governo do Fórum dos Países de Língua Oficial Portuguesa, encontro que apreciou a situação política, social e económica dos Estados membros e na Mesa Redonda Virtual da Commonwealth que se debruçou sobre a recuperação verde, aspectos de mudanças climáticas e perda de biodiversidade’’, lê-se ainda no Comunicado.

A Comissão Política junta-se a todos os trabalhadores, ao Movimento Sindical com particular ênfase a OTM-Central Sindical, a CONSILMO, ao Sindicato Nacional dos jornalistas, ao Sindicato Nacional dos Professores, a Função Pública e a todos aqueles que, pela sua entrega, contribuem com o seu labor, imaginação e patriotismo, no alavancar desta nossa bela Pátria.

A Comissão Política acompanhou, acrescenta o comunicado,  com preocupação a actual situação de paralisação dos transportes semi-colectivos Maputo-Matola e insta o Governo Moçambicano a continuar a trabalhar na solução deste diferendo à bem da nossa população.

Por outro lado, o comunicado avança que a Comissão Política da Frelimo ”tomou conhecimento da Eleição do Camarada Samia Suluhu Hassan ao Cargo de Presidente do Chama Cha Mapinduzi (CCM), o que traduz a confiança do CCM na sua liderança e nos ideais que sempre nortearam o seu percurso político, a sua entrega ao trabalho em prol da paz, justiça social, progresso e bem-estar do Povo Tanzaniano”. 

Por fim, o comunicado da Comissão Política do Partido Frelimo saúda os profissionais da Comunicação Social pela passagem do 3 de Maio, Dia da Liberdade de Imprensa e reconhece o seu contributo nos processos de desenvolvimento da sociedade moçambicana, mantendo a população informada.

(AIM)

JSA