A vila-sede do distrito de Palma, na província nortenha moçambicana de Cabo Delgado, já está totalmente sob controlo das Forças de Defesa e Segurança (FDS), assegurou o brigadeiro Chongo Vidigal falando a jornalistas, este domingo (04) em Palma, 11 dias depois do ataque registado no passado dia 24 de Março. Segundo a fonte, já terminou o trabalho de clarificação de todo o perímetro da vila.

“Estamos agora a avançar para a outra fase um pouco crítica, à semelhança da primeira, que é reconquistar, mas também esta fase crítica que é receber a população que tinha corrido para as matas. É crítica porque precisa de muita acutilância, muita atenção, muita ponderação por parte das FDS, no sentido de receber essa população, mas ao mesmo tempo ir fazendo a profilaxia, para evitar que alguns elementos se aproveitem dessa situação e possam nos criar mais tarde problemas no terreno”, explicou Chongo Vidigal.

O Governador de Cabo Delgado esteve este domingo em Palma onde, para além de encorajar as Foças de Defesa e Segurança a continuar com o seu trabalho, transmitiu uma mensagem de esperança aos deslocados que se encontram na vila de reassentamento de Quitunda.

Depois de visitar as infra-estruturas danificadas na Vila-Sede de Palma, Valgy Tauabo, disse que em breve, toda a população vai voltar às suas casas para retomar as actividades produtivas.

(AIM)

Noticias/RM/JSA