O Governo dos Estados Unidos da América (EUA) e a União Africana (UA) lamentaram, Quarta-feira, a morte do Presidente tanzaniano, John Magufuli, falecido aos 61 anos, devido a um problema cardíaco.

“Apresentamos as nossas condolências aos tanzanianos, lamentando a morte do Presidente John Pombe Magufuli”, disse o porta-voz do departamento de Estado dos Estados Unidos, Ned Price numa declaração citada pela Lusa.

Ned Price disse que o país continuará a “trabalhar com o Governo da Tanzânia para melhorar os laços entre os povos americano e tanzaniano”.

“Os Estados Unidos continuam empenhados em continuar a apoiar os tanzanianos, na sua defesa do respeito pelos direitos humanos e pelas liberdades fundamentais, bem como na luta para combater a pandemia COVID-19”, refere a declaração.

“Esperamos que a Tanzânia possa avançar num caminho democrático e próspero”, acrescentou o porta-voz norte-americano.

Já o presidente em exercício da União Africana (UA) e chefe de Estado da República Democrática do Congo (RDC), Félix Tshisekedi, falou sobre a morte de John Magufuli, e o considera um “orgulhoso defensor” da independência do continente africano.

“Enquanto presidente em exercício da União Africana (UA), o Presidente Tshisekedi presta homenagem a um sólido parceiro que defendeu orgulhosamente a independência do continente africano”, escreveu a Presidência da República da RDCongo numa publicação na sua conta oficial na rede social Twitter, citada pela Lusa.

Félix Tshisekedi, que assumiu em Fevereiro a presidência da organização que junta 54 países africanos, manifestou “grande tristeza pelo desaparecimento” do seu homólogo tanzaniano e apresentou “sentidas condolências ao povo irmão da Tanzânia”.

O Presidente da República da Tanzânia, John Magufuli, morreu hoje aos 61 anos devido a uma parada cardíaca, segundo informação avançada pela vice-presidente do país, Samia Suluhu, depois de semanas de especulação sobre o seu estado de saúde. Segundo a vice-presidente, o país ficará de luto durante duas semanas”.

(AIM)

Lusa/O Pais/JSA